segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Geometria Analítica


Geometria Analítica, pra mim, foi, de longe, a matéria que tive mais dificuldade para passar. Não foi difícil, mas foi chato pra c***lho, meu grande problema foi minha falta de conhecimento prévio da matéria, visto que, no colégio que estudei, nem de longe me lembro de algum professor falando algo parecido. Tenho vagas lembranças de no final do ano de 2008, quando eu estava fazendo cursinho pré-vestibular e já estava cansado de ver todas aquelas coisas para o vestibular, lembro de uma imagem na minha cabeça do professor de matemática seu lunga Aliomar dar algo bem por cima de elipses. Enfim, me lasquei e fui pra final em analítica apesar da maioria dos meu companheiros de curso relatarem que analítica era extremamente fácil, e bla bla bla, e é só pegar as formulas e aplicar e ver o resultado e achar as interseções e aplicar mais formulas e achar pontos e bla bla bla.... Caramba!

Tive calafrios agora lembrando do meu professor escrevendo sem parar durante os 100 minutos das 2 aulas conjugadas que tinha 2 vezes por semana.

Resultado, fui para final, precisando tirar 5.5, mas com esforço consegui, mas sei que ainda vou me arrepender por não ter aprendido quádricas tão bem, mas ainda há tempo para recuperar. Agora só resta me preparar para a irmã mais velha da Geometria Analítica - ALGEBRA LINEAR, mas isso é assunto de outro post.

Depois de passado o trauma e ter estudado bastante para a prova final e ter passado raspando, deixo a dica para vocês se darem bem em Geometria Analítica:

  • NÃO DEIXEM DE COPIAR TUDO, E FAÇAM BASTANTE EXERCÍCIOS, A REPETIÇÃO LEVA A PERFEIÇÃO
  • ASSISTAM QUANDO POSSIVEL AS AULAS DE UM BOM MONITOR, E NÃO TENHAM VERGONHA DELE. ELE É APENAS MAIS UM ALUNO


Depois posto o livro texto de Paulo boulos para download

FUI!


OBS.: para aqueles que estudarão na UFPE deixo a dica do monitor Fábio e seu blog, onde ele coloca a geometria analítica de uma maneira bem fácil, com listas de exercícios com dificuldade gradativa.

5 comentários:

  1. indico estudar a parte teórica por Steinbruch e fazer fazer exercício por boulos.

    ResponderExcluir
  2. E o Winterlee? A teoria é boa pelo Steinbruch. Sou tão péssimo que não conheço Boulos! Vou me lascar esse semestre em G.A. tirei 4,5 na primeira, e foi uma das melhores da classe. Faço Eng. Civil na Federal do Tocantins. Me falaram que é interessante pegar teoria pelo Steinbruch, mas nimguém passa só fazendo exercicio do Steinbruch, por isso vou pegar exercícios do Winterlee.

    ResponderExcluir
  3. Estou estudando geomentria analitica nessa unidade. A melhor maneira de aprender e conseguir fazer boas provas é ter o raciocinio para entender a questao e saber fazer os calculos certos. Prestar muita atenção na hora que o professor estiver corrigindo alguma atividade.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkk rapaz analítica pra mim foi a melhor matéria de matemática do ensino médio depois de polinômios graças à aliomar, foi meu professor ano passado também... Ótimas aulas!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se vc possui as soluções do livro geometria analitica de steimbruch.
    Aguardo retorno.
    Att.
    Karina

    ResponderExcluir